Friday, December 01, 2006

Pretenciosos

Nós somos além de tudo pretenciosos: ao contrário do mundo, que já aprendeu e sabe que a única saída são as luzes, o conhecimento, o saber, o estudo, a cultura; nós, os pretenciosos, apostamos no caminho da obscuridade, das poucas luzes, do analfabetismo e do obscurantismo. Nesse nosso estranho saber, achamos, ou pretendemos saber que elegendo e, não contentes com fazermos a burrada, reelegendo um semi-aculturado para o cargo máximo do país, vamos resolver os nossos já eternos problemas, vamos nos tornar um país grande e respeitado por todos.

Eu ouvi de pessoa educada e culta a seguinte máxima: "Já que os doutores não resolveram, agora vamos apostar no torneiro mecânico". Triste, muito triste essa política de apostar no "pior do que está não poderá ficar", pois, meus caros, saibam que não só já ficou como vai piorar. Mais do que isso, muitos tentam defender o indefensável, sabem que qualquer concurso para se tornar um modesto gari exige um nível de conhecimento que o nosso presidente não tem, e ainda assim, querem que acreditemos que estamos face a um novo gênio da humanidade, de alguém "de mãe que nasceu analfabeta", de quem tem "uma preguiça disgramada de ler" e que dispensa o conhecimento e a cultura.

Triste isso, muito triste, defender o indefensável achar que a saída está no obscuro, no iletrado ou, para dizer pouco, defender o atraso, defender a idade das trevas, querer retroceder na caminhada evolutiva. O pior é que tal criatura - pelas próprias deficiências de formação - não tem a capacidade mínima, a capacidade de se saber incapaz de executar a tarefa e segue, tal um ator bufo representando uma peça de mau gosto, onde nós, os espectadores, somos os vitimizados.

Mais grave é qualidade daqueles que são capacitados, daqueles que usam este estratagema para continuar usufruindo as benécies do poder; daquele bando de aproveitadores que se cercam de alguém fraco e despreparado. Fazem um jogo, elogiam cínicamente, enganam-no, tornando-no, aos seus próprios olhos aquilo que ele nunca será: um autêntico estadista. Vis aproveitadores! Sanguessugas! Urubús! Não há pena e nem adjetivo que os qualifiquem! Um povo inteiro pagando o alto preço da suas ganâncias. Ah! Os portais do inferno hão de ser suficientemente grandes ...

Tuesday, November 21, 2006

Discussões infrutíferas

A filosofia é pródiga em conselhos para ois dois lados, dizendo ora que se deve, sim, defender as nossas idéias, ora que se deve exercitar a tolerância e não entrar em discussões inúteis. Ter uma idéia e não defendê-la é não tê-la, é abdicar dessa idéia, dizem os partidários do bloco contrário. O verdadeiro sábio não busca a verdade dentro do outro, mas a cultiva dentro de si. Não promover o bem é exaltar o mal...

Como se pode ver a discussão sobre o tema é interminável. Talvez o ponto fulcral desse tema seja a constatação de que buscar a perfeição no imperfeito é tarefa impossível. Busca-se o melhor sabendo de antemão que o ideal não está ao nosso alcance, não existe.

Você pode achar que o assunto é muito teórico, insípido, até desnecessário. Analisando o quadro em que vivemos no país, só para dar um grave exemplo, qualquer um constata que a segurança pública chegou ao caos atual, não pelos problemas sociais ou educacionais do país, mas pela mentalidade da nossa legislação. Buscou-se proteger o indivíduo, o que não é errado, mas abandonou-se o coletivo.

Em prol das chamadas liberdades individuais sacrifica-se a manada. Em prol dos maus, morrem os bons. E nossos pensadores não conseguem ver a clara inversão de valores que essa teoria carrega. Agem como se tudo estivesse certo e ajustado. Agora há pouco os juízes promoveram congresso e apontaram alguns pontos para o estado de coisas em que se encontra a segurança. Entre elas estava a constatação de que a lei é frouxa e inadequada.

Sunday, November 12, 2006

Não vou embora pra Passárgada

Nem pra nenhum outro lugar, não tenho um amigo rei. Tenho que tentar me arranjar por aqui mesmo. Viver no Brasil não é fácil, têm seus inconvenientes; agora mesmo, depois dos resultados dessa eleição, não é fácil. Não é uma decepção partidária, é política. Não é porque reelegemos um presidente sem condições - prefiro nem entrar no mérito das condições que acho que faltam a Vossa Excelência -, mas porque reelegemos a maioria dos suspeitos, dos envolvido no escândalo do mensalão.

O povo têm olhos, mas não vê; tem ouvidos, mas não ouve. Como diz o mote popular, o pior cego e o pior surdo são aqueles que fecham os olhos e tapam os ouvidos para a realidade. Entrarmos numa moral tipo vale tudo, ou tipo rouba, mas faz, não parece ser o caminho mais acertado. Ou até numa política tipo toma cá e dá lá, onde se troca o voto por vantagens que só geram o atraso.

Até quando vamos viver nessa política de coronelismo, de dependência do "paizinho", do salvador da pátria. Que povo é esse que não acredita e não coloca fé em si, no seu trabalho? Mesmo assim não vou embora pra Passárgada, pois não sou e nem quero ser amigo de rei...

Wednesday, October 25, 2006

Fazer o arroz-com-feijão

Fazer o arroz-com-feijão é, muitas vezes, o que nos falta, como a expressão quer significar, fazer o básico, o essencial. Vejam, por exemplo, o nosso ensino. Pretendem ensinar muitas coisas aos alunos, o que não é um mal, mas não conseguem ensinar o básico: a ler e a compreender o que foi lido. Como se pode ensinar outros tipos de ensinamentos sem antes saber o básico?

Trocou-se o analfabeto de fato, pelo analfabeto de direito, com direito a diploma e tudo. De que vale publicar-se indices que não espelham uma realidade? Os reflexos se fazem sentir em tudo. Vejam agora nesse período eleitoral: como querer politização de um povo analfabeto? E é esse voto analfabeto que vai decidir os destinos do país. Na hora da contagem um voto de phd vale o mesmo que o de um analfabeto.

Coisas de um país de terceiro-mundo com pretensões segundo-mundistas.

Saturday, September 23, 2006

Pererecas em alta!

As pererecas estiveram em alta nas manchetes nessa semana que passou. E não estou me referindo ao pequeno anfíbio anuro, mas a... perereca perseguida, isso mesmo! Dizem que uma artista se deixou fotografar sem calcinha para mostrar a perseguida; de outra dizem que deixou filmarem um ataque à perseguida em público com o mesmo objetivo. Acho que as interpretações são maldosas.

Essas duas não precisam das pererecas para o estrelato. Se alguma vez precisaram eu não tenho conhecimento, não posso afirmar nada, seria injusto falar sobre algo que eu não sei. Também acho um pouco de exagêro da mídia, isso é dar mais divulgação que as pererecas merecem; ou se merecem, acho que cada um refrigera ou faz o uso que quiser da sua perereca, ninguém tem nada com isso.

Com tanto assunto importante dando sopa, dar tanto espaço para as pererecas é fuçar em banhado...

Monday, May 08, 2006

Não inventemos, pois...

Vamos ficar no "arroz com feijão", aquilo que não é muito, nem pouco, não é pobre, nem luxo, o básico. O conselho da OAB se reuniu e decidiu pelo não impedimento do presidente da república, não por falta de evidências, ou por falta de provas, eis que o relator da matéria entende que há razões de sobra para impedir o presidente.

A decisão do conselho é política, como eu escrevia em outro blog, tem de haver manifestação popular nesse sentido; não há, nem nunca haverá, o partido do presidente controla as entidades que manipulam a opinião pública, as entidades que funcionam como estopins para a massa (entidades sindicais e estudantis). Até mesmo a dinamite requer um detonador, assim é a massa, dinamite, que sem um detonador, sem um estopim não explode.

Para que você tire as suas conclusões, eu digo que, mantida a mesma história, as mesmas condições, a mesma situação que se encontra esse governo, fosse o presidente de um outro partido qualquer, ele já estaria respondendo a um processo de impedimento há mais de um ano, disso eu não tenho a menor dúvida, o próprio partido do presidente, o PT, teria se encarregado de incitar as massas, teria colocado os estopins, que ele controla, nessa tarefa há muito tempo.

"fosse o presidente de um outro partido qualquer, ele já estaria respondendo a um processo de impedimento há mais de um ano, disso eu não tenho a menor dúvida, o próprio partido do presidente, o PT, teria se encarregado de incitar as massas, teria colocado os estopins, que ele controla, nessa tarefa há muito tempo."
Por isso não há que se estranhar essa decisão da OAB, que inclusive decidiu encaminhar o relatório do relator da matéria para o procurador da república, que também não se manifestará pelo impedimento, ciente da falta de apoio político para o ato, muito embora não faltem evidências, nem razões técnicas.

A grande dúvida que fica disso tudo é saber qual a credibilidade que poderá ter esse governo, ou que ainda tem esse governo entre aqueles mais esclarecidos, entre investidores, entre a imprensa, entre a intelectualidade. Será um governo bufo, que só responderá as camadas menos iluminadas, e isso será o suficiente?

Sunday, April 23, 2006

Sabores de Ontem

Ontem foi o Dia da Terra, 22 de abril, data não pacífica já que existem grupos defendendo essa e o dia 21 de março - dia do equinócio da primavera no hemisfério norte - como datas mais apropriadas para celebrar o dia de mãe Gaia. Os que defendem o dia 21 de março, alegam que o dia 22 de abril não têm uma justificativa para sediar a data - esquecem talvez que o equinócio de primavera seja um evento do hemisfério norte - a terra é redonda!

Os que defendem o dia 22 de abril alegam o precedente histórico, ou seja, pensaram na data antes. Seja um dia, ou seja o outro, a terra não está sendo respeitada nem por um grupo, nem pelo outro - principalmente por este do dia 22 de abril, data que tem o aval do Governo dos Usa, país que tem sido o maior responsável pelo nível de poluíção do planeta.

Ontem também comemoramos o dia em que - dizem - Pedro Álvares Cabrasl aportou em terras brasileiras, o dia em que o Brasil foi descoberto no ano de 1500. "Uma terra linda e formosa" como relatou Pero Vaz de Caminha, em sua carta dirigida ao Rei de Portugal. Permanecemos, um pouco mais desmatados, ainda lindos e formosos 506 anos depois. Uma nação infante, uma nação que não amadurece e atinge a sua maioridade.

Ontem também perdemos o nosso Telê Santana, de tão boas recordações pela sua integridade, pela sua maneira reta de sempre fazer tudo na vida. Fica o exemplo do atleta, do técnico, do homem Telê Santana. Uma lembrança e uma gratidão, com os votos de que o Senhor receba em Seus braços esse filho querido.

Das coisas do governo eu prefiro não falar.

Saturday, April 01, 2006

Quinze minutos de fama?

Não haverá tempo nos tempos para os quinze minutos de fama de Andy Warhol ("In the future everyone will be world-famous for 15 minutes."). Nem é uma questão de filosofia, é uma questão de matemática, seriam precisos mais de 185.000 anos para dar 15 minutos de fama a cada habitante desse planeta. Mesmo multiplicando-se os meios disponíveis de tornar qualquer um famoso - os recurso de mídia -, ainda dá para ter uma idéia da grandiosidade do empreendimento.

Por isso não é de estranhar a filosofia de que "vale qualquer coisa para ficar famoso". Não estranhe, não, você acha a afirmação muito exagerada? Desses que hoje são famosos, muitos deles usaram esse estratagema para alcançarem a fama. Só para citar alguns, Xuxa já foi namoradinha de Pelé e atriz de pornochanchada; Luciana Gimenez é a mãe de Lucas, o filho de Mick Jaegger; Adriane Galisteu foi a namoradinha do nosso saudoso Senna.

Muitos desses famosos preferem, quando a fama chega, negarem o passado, enterrarem o passado. Funciona, o povo não tem uma memória lá muito privilegiada, tem memória fraca, acaba esquecendo muito rapidamente essas coisas. Por isso os famosos preferem dizer que "ralaram muito para chegar ao sucesso"; eu não duvido, "ralar" é um verbo de muitos significados.

Não estou de nenhuma forma tirando o mérito de quem alcançou e, mais importante, manteve a fama. Necessário se faz reconhecer que estar ou não disposto a pagar um preço pela fama é só uma etapa do processo; a mais complicada talvez seja a que vem depois: conseguir extender esses quinze minutos; isso vai depender de um bom marketing pessoal, vai depender de algo que não pode ser comprado: talento.

Thursday, March 23, 2006

Agenciador ou Lobista?

Marcos Valério, o famoso Mr. Mensalão, funcionava como um lobista para o Banco Rural, intermediava os interesses do Banco Rural o governo federal. Mr. Valério era um homem muito bem relacionado no governo federal, isso desde os tempo do governo FHC. O Deputado Federal José Mentor trabalhava para um escritório de advocacia, que trabalhava para uma empresa de Marcos Valério. Ocorre que o Deputado Mentor também era o presidente da CPI do Banestado, que investigava o Banco Rural, percebem o rolo?

Mas o Deputado não vê nisso nenhum conflito de interesses, percebem? Alega o deputado que Marcos Valério ainda não era o de agora, era um desconhecido, não era o Mr. Mensalão. Isso realmente não importa. Importa saber se o Deputado sabia que Marcos Valério intermediava interesses para o Banco Rural. Na agenda da secretária Karina Somaglio, de Marcos Valério, está escrito: encontro com o deputado José Mentor; assunto: Banco Rural. Será que o Deputado Mentor não sabia?

O Deputado se defende da acusação do mensalão, ou seja, não reconhece Valério com intermediador do mensalão, mas parece se comprometer com o lobista do banco. Muito complicado de entender o comportamento dessa gente, muito complicado...

Thursday, March 09, 2006

Arroz com feijão

Essa dupla - arroz e feijão - é muito fraca, muito popular, até um bom prato, mas não dá samba. Na internete o pessoal está mais ligado em Bruna Surfistinha. O pessoal só quer saber de quem dê, dê o quê? Qualquer coisa, embora no caso da Bruna a gente saiba muito bem o que é que ela dá.

O que tem feito sucesso entre os blogs é isso aí: em primeiro lugar, blog de sacanagem, porque brasileiro adora sacanagem. Não gosta muito de ser sacaneado, mas gosta de sacanear os outros ou de ver os outros fazendo sacanagem. Número dois é blog de sacanagem com um pouco menos de sacanagem, mas que tenha sacanagem.

Em terceiro lugar temos um empate, blog confessional, que não precisa ter sacanagem mas que tenha uma linguagem bem sacana; e blog humorístico, ou que não leve nada a sério. Porque brasileiro não gosta de seriedade, gosta de gandalha.

Não é à toa que o Casseta e Planeta se mantém no ar há mais de vinte anos falando em peido. As piadas são em 95% dos casos fracas - pra não dizer horríveis -, mas tem a mulher peituda, e tem peido, pronto: tem bastante sacanagem, e brasileiro adora sacanagem.

Será que dá para fazer sacanagem com arroz e feijão?

Saturday, March 04, 2006

Casamatas Nucleares

Eu moro no mesmo bairro há 24 anos. Quando para cá me mudei, não haviam cercas, muros, separações entre as casas e entre estas e a rua. Tudo era uma grande comunidade, as crianças brincavam livremente como se tudo fosse um enorme e único pátio. Quanta coisa mudou nesses 24 anos, tudo mudou nesses 24 anos. Já não é mais o mesmo bairro. Hoje as os terrenos estão gradeados, altas grades, mais de dois metro e meio de altura, encimando a grade cercas eletrificadas, verdadeiros campos de concentração.

As crianças sumiram das ruas, as pessoas sumiram da frente das casas. Não é possível deixar um portão aberto, ou uma janela - mesmo atrás das grades que limitam o terreno - pelo imenso trânsito de pedintes, uma multidão de desvalidos que, minuto após minuto, um após o outro, batem palmas na frente da casa pedindo dinheiro ou algum alimento. As pessoas permanecem fechadas dentro de seus bunkers, sem aparecerem para ninguém.

Mesmo que você ajude um ou outro é impossível ajudar a todos. Na medida que você ajuda a um, este um avisa aos outros "que o morador da rua tal, número tal" está ajudando e forma-se uma verdadeira procissão de pedintes. Para alguns que você nega, porque muitas vezes não tem mesmo nada para oferecer, recebe ofensas como resposta, como se obrigado fosse a colaborar para minorar o sofrimento de todos.

Pago todos os meus tributos - o que é extremamente raro nesse país! - e muitas vezes, confesso, não tenho condições de auxiliar a todos. O governo, que é o primeiro responsável pela assistência social - e que recebe o dinheiro dos tributos -, é forte em publicidade, mas extremamente fraco em ações; prefere pagar juros estratosféricos aos banqueiros do que investir maciçamente no social. Mas quem sou eu para entender dessas coisas?

Enquanto isso vamos reforçando os nossos "bunkers". Fico só fazendo um exercício de imaginação, nessa progressão, daqui a 24 anos o que será necessário para nossa proteção? Casamatas nucleares?

Friday, March 03, 2006

O povo já está muito cansado.

Os professores da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul estão em greve. Querem saber? Eu acho que a categoria tem razões de sobra para fazer greve. Eu só tenho um reparo em relação à categoria: durante a administração petista no estado a categoria sofreu de um mutismo inconcebível. Naquela época todos deveriam estar ganhando verdadeiras fortunas de salário mensal, pois ninguém reclamava, ninguém se posicionava; só se percebia um mutismo total da categoria.

Agora a categoria ganha novamente voz, readquire o poder de falar, de reclamar. Ouvem-se novamente os sinetaços. Interessante que entre os argumentos da atual Presidente do Cepergs esteja o de que o atual governardor vai sair do cargo, vai se afastar para concorrer as eleições presidenciais. O que estará acontecendo? A presidente está antevendo o futuro? Será o medo de nova vitória petista no estado nas futuras eleições? Pois se isso ocorrer, certamente voltará a "lei da ometá", a lei do silêncio, parece ser proibido à categoria reivindicações em administrações petistas.

O que os funcionários públicos em geral - que antes de tudo são cidadãos - deveriam cobrar dos seus governantes é que não fizessem o que o governo federal está fazendo na atual administração. Essa apropriação do Estado em nome do Partido, em nome da "Cumpanheirada", esse empreguismo que polui a categoria, que termina por aviltar os salários da classe. Milhares de contratações para acomodar interesses partidários, ministérios criados para acomodar interesses partidários. O povo já está muito cansado disso tudo.

Aliás, estamos todos mais do que cansados dessa tomada do poder em nome do povo, para sermos explorados, seja em nome do que for. Estamos cansados dessas obras eleitoreiras. Estamos cansados dessa propaganda institucional eleitoreira com nosso dinheiro. Estamos cansados de festas com o nosso dinheiro. Estamos cansandos de estrêlas partidárias em jardins oficiais com o nosso dinheiro. Estamos cansados de cartões de crédito governamentais sem a devida comprovação com o nosso dinheiro. Estamos cansados de tudo isso. Estamos cansados de mensalões. Estamos cansados. Cansados. Muito cansados...

Thursday, March 02, 2006

Arroz com feijão!

Preferência nacional, ou entre as maiores preferências nacionais: futebol, samba e arroz com feijão, não necessáriamente nessa ordem! Por isso resolvi criar este blog com o nome do prato preferido do brasileiro, que também quer dizer simples, arroz-com-feijão é um sinônimo para simplicidade. E dessa forma eu espero desenvolver este blog, com simplicidade.