Tuesday, May 15, 2007

Sonhar Pequeno

Fomos ensinados, amestrados, a sonhar pequeno. Querer muito implica em arriscar igualmente muito. Quem menos arrisca, menos se decepciona. Qual o grande risco de se construir alguns castelos no ar? De que venham algum dia a ruir?

Vamos separar os sonhares. Os sonhares para viver e os viveres para sonhar. Coisas diferentes, com resultados diferentes. Todos precisam em alguma medida dos dois tipos de sonhares. Quem pode viver eternamente do concreto? Alguma abstração ajuda a superar os obstáculos, a tornar mais azul o cinza.

Quem pode viver eternamente do abstrato? A comida, as roupas, a habitação, a saúde são reclamações que a concretude exige para a satisfação da vida. No fim de tudo resulta a sabedoria de sempre: o segredo está no equilíbrio!

Wednesday, April 18, 2007

Falar ou fazer?

Se tem coisa difícil de acreditar é em pesquisa de desempenho sexual. A última diz que o Brasil leva o vice-campeonato mundial atrás da Grécia. Os gregos, campeões, transariam 164 vezes por ano, em média, os vice-campeões, os brasileiros, 145 vezes, com 82% dos entrevistados dizendo que fazem sexo, ao menos, uma vez por semana.

Como um ano tem 52 semanas, pela minha matemática, a coisa fica longe de 145, mas tudo bem. Falar sempre é mais fácil do que fazer. Ou na hora da entrevista é difícil admitir o fracasso, confessar, como reza a piada: "É hoje! É hoje! É hoje!"

Essa coisa de sexo é complicada, no mundo moderno, dar tesão em dois estressados não é mole (ou não é duro?)

Thursday, January 11, 2007

O Crime da Esperança

Dizem as máximas populares que "quem espera sempre alcança", resta saber alcança o quê? A frase pode ser olhada sob dois prismas, sob dois ângulos: o conformista e o da esperança, ambos com o ensinamento de saber esperar; mas o ditado também carrega uma promessa: a de sempre alcançar.

Essa eu posso dizer de cadeira, várias gerações já se passaram nessa esperança. Não alcançaram. Pelo menos não nessa vida, para os que acreditam, quem sabe em uma outra? Essa é uma esperança criminosa, tem matado milhões a míngua, todos com a grande esperança que nunca chegou.

Esses tempos eu cobrava dos governos essa esperança e uma amiga cheia de sabedoria me dizia: "Ninguém pode esperar do governo, papai sempre me ensinou a buscar tudo sozinha sem ajuda dos governos!". Eu fiquei pensando se eu não estaria errado, esperando que o governo cumprisse com o seu dever.

Proporcionar os serviços essenciais ao seu encargo, estimular a economia para que gere empregos para o povo, demonstrar capacidade e honestidade no desempenho da sua missão, não é para isso que são eleitos os governos?

Um tempo depois reencontrei essa amiga falando mal do governo que lhe reteve indevidamente uma devolução do imposto de renda; ou porque uma enchente havia invadido a sua casa. É como eu digo, tudo bem enquanto não é com você, enquanto não lhe afeta, enquanto não lhe prejudica.