Tuesday, December 16, 2008

Contra-senso

De um lado o governo corta impostos, conclama empresários a baixar os preços e a população a consumir para enfrentar essa crise que afeta a economia mundial. O presidente discursa uma ladainha infantil - mas lógica! - de que: se não houver consumo, não haverá venda, não haverá produção e virá o desemprego e a recessão.

A mensagem para mim é clara: é preciso consumir para manter a economia ativa afastando o risco iminente da crise do mercado. Entendi errado? Ou é esse mesmo o conteúdo da mensagem? Se entendi da forma correta, como é possível entender essa política de manutenção dos juros do Comite de Política Monetário do Banco Central?

Num dia em que os EUA anunciam uma taxa anual de 0,25% (é isso mesmo! zero ponto vinte e cinco por cento ao ano!), nosso país continua com uma taxa de 13,75% ano ano, acho que a maio taxa de juros do mundo e com o propósito declarado de conter o consumo?!?!?!

Vocês conhecem aquela imagem dos dois burros amarrados que tentam comer capim um na direção oposta do outro? Pois é, enquanto o governo concede incentivos para aumentar o consumo, o Banco Central mantém esses juros absurdos para conter o consumo. Alguém entende esse tipo de política monetária "experta"?

Espertos são esses que continuam alimentando a pão-de-ló o sistema financeiro nacional à custa dos impostos do povo. Depois o nosso "esperto povo aprova esse governo com 84%", sabem de uma coisa? Nós merecemos...