Thursday, March 23, 2006

Agenciador ou Lobista?

Marcos Valério, o famoso Mr. Mensalão, funcionava como um lobista para o Banco Rural, intermediava os interesses do Banco Rural o governo federal. Mr. Valério era um homem muito bem relacionado no governo federal, isso desde os tempo do governo FHC. O Deputado Federal José Mentor trabalhava para um escritório de advocacia, que trabalhava para uma empresa de Marcos Valério. Ocorre que o Deputado Mentor também era o presidente da CPI do Banestado, que investigava o Banco Rural, percebem o rolo?

Mas o Deputado não vê nisso nenhum conflito de interesses, percebem? Alega o deputado que Marcos Valério ainda não era o de agora, era um desconhecido, não era o Mr. Mensalão. Isso realmente não importa. Importa saber se o Deputado sabia que Marcos Valério intermediava interesses para o Banco Rural. Na agenda da secretária Karina Somaglio, de Marcos Valério, está escrito: encontro com o deputado José Mentor; assunto: Banco Rural. Será que o Deputado Mentor não sabia?

O Deputado se defende da acusação do mensalão, ou seja, não reconhece Valério com intermediador do mensalão, mas parece se comprometer com o lobista do banco. Muito complicado de entender o comportamento dessa gente, muito complicado...

Thursday, March 09, 2006

Arroz com feijão

Essa dupla - arroz e feijão - é muito fraca, muito popular, até um bom prato, mas não dá samba. Na internete o pessoal está mais ligado em Bruna Surfistinha. O pessoal só quer saber de quem dê, dê o quê? Qualquer coisa, embora no caso da Bruna a gente saiba muito bem o que é que ela dá.

O que tem feito sucesso entre os blogs é isso aí: em primeiro lugar, blog de sacanagem, porque brasileiro adora sacanagem. Não gosta muito de ser sacaneado, mas gosta de sacanear os outros ou de ver os outros fazendo sacanagem. Número dois é blog de sacanagem com um pouco menos de sacanagem, mas que tenha sacanagem.

Em terceiro lugar temos um empate, blog confessional, que não precisa ter sacanagem mas que tenha uma linguagem bem sacana; e blog humorístico, ou que não leve nada a sério. Porque brasileiro não gosta de seriedade, gosta de gandalha.

Não é à toa que o Casseta e Planeta se mantém no ar há mais de vinte anos falando em peido. As piadas são em 95% dos casos fracas - pra não dizer horríveis -, mas tem a mulher peituda, e tem peido, pronto: tem bastante sacanagem, e brasileiro adora sacanagem.

Será que dá para fazer sacanagem com arroz e feijão?

Saturday, March 04, 2006

Casamatas Nucleares

Eu moro no mesmo bairro há 24 anos. Quando para cá me mudei, não haviam cercas, muros, separações entre as casas e entre estas e a rua. Tudo era uma grande comunidade, as crianças brincavam livremente como se tudo fosse um enorme e único pátio. Quanta coisa mudou nesses 24 anos, tudo mudou nesses 24 anos. Já não é mais o mesmo bairro. Hoje as os terrenos estão gradeados, altas grades, mais de dois metro e meio de altura, encimando a grade cercas eletrificadas, verdadeiros campos de concentração.

As crianças sumiram das ruas, as pessoas sumiram da frente das casas. Não é possível deixar um portão aberto, ou uma janela - mesmo atrás das grades que limitam o terreno - pelo imenso trânsito de pedintes, uma multidão de desvalidos que, minuto após minuto, um após o outro, batem palmas na frente da casa pedindo dinheiro ou algum alimento. As pessoas permanecem fechadas dentro de seus bunkers, sem aparecerem para ninguém.

Mesmo que você ajude um ou outro é impossível ajudar a todos. Na medida que você ajuda a um, este um avisa aos outros "que o morador da rua tal, número tal" está ajudando e forma-se uma verdadeira procissão de pedintes. Para alguns que você nega, porque muitas vezes não tem mesmo nada para oferecer, recebe ofensas como resposta, como se obrigado fosse a colaborar para minorar o sofrimento de todos.

Pago todos os meus tributos - o que é extremamente raro nesse país! - e muitas vezes, confesso, não tenho condições de auxiliar a todos. O governo, que é o primeiro responsável pela assistência social - e que recebe o dinheiro dos tributos -, é forte em publicidade, mas extremamente fraco em ações; prefere pagar juros estratosféricos aos banqueiros do que investir maciçamente no social. Mas quem sou eu para entender dessas coisas?

Enquanto isso vamos reforçando os nossos "bunkers". Fico só fazendo um exercício de imaginação, nessa progressão, daqui a 24 anos o que será necessário para nossa proteção? Casamatas nucleares?

Friday, March 03, 2006

O povo já está muito cansado.

Os professores da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul estão em greve. Querem saber? Eu acho que a categoria tem razões de sobra para fazer greve. Eu só tenho um reparo em relação à categoria: durante a administração petista no estado a categoria sofreu de um mutismo inconcebível. Naquela época todos deveriam estar ganhando verdadeiras fortunas de salário mensal, pois ninguém reclamava, ninguém se posicionava; só se percebia um mutismo total da categoria.

Agora a categoria ganha novamente voz, readquire o poder de falar, de reclamar. Ouvem-se novamente os sinetaços. Interessante que entre os argumentos da atual Presidente do Cepergs esteja o de que o atual governardor vai sair do cargo, vai se afastar para concorrer as eleições presidenciais. O que estará acontecendo? A presidente está antevendo o futuro? Será o medo de nova vitória petista no estado nas futuras eleições? Pois se isso ocorrer, certamente voltará a "lei da ometá", a lei do silêncio, parece ser proibido à categoria reivindicações em administrações petistas.

O que os funcionários públicos em geral - que antes de tudo são cidadãos - deveriam cobrar dos seus governantes é que não fizessem o que o governo federal está fazendo na atual administração. Essa apropriação do Estado em nome do Partido, em nome da "Cumpanheirada", esse empreguismo que polui a categoria, que termina por aviltar os salários da classe. Milhares de contratações para acomodar interesses partidários, ministérios criados para acomodar interesses partidários. O povo já está muito cansado disso tudo.

Aliás, estamos todos mais do que cansados dessa tomada do poder em nome do povo, para sermos explorados, seja em nome do que for. Estamos cansados dessas obras eleitoreiras. Estamos cansados dessa propaganda institucional eleitoreira com nosso dinheiro. Estamos cansados de festas com o nosso dinheiro. Estamos cansandos de estrêlas partidárias em jardins oficiais com o nosso dinheiro. Estamos cansados de cartões de crédito governamentais sem a devida comprovação com o nosso dinheiro. Estamos cansados de tudo isso. Estamos cansados de mensalões. Estamos cansados. Cansados. Muito cansados...

Thursday, March 02, 2006

Arroz com feijão!

Preferência nacional, ou entre as maiores preferências nacionais: futebol, samba e arroz com feijão, não necessáriamente nessa ordem! Por isso resolvi criar este blog com o nome do prato preferido do brasileiro, que também quer dizer simples, arroz-com-feijão é um sinônimo para simplicidade. E dessa forma eu espero desenvolver este blog, com simplicidade.