Dizem as máximas populares que "quem espera sempre alcança", resta saber alcança o quê? A frase pode ser olhada sob dois prismas, sob dois ângulos: o conformista e o da esperança, ambos com o ensinamento de saber esperar; mas o ditado também carrega uma promessa: a de sempre alcançar.
Essa eu posso dizer de cadeira, várias gerações já se passaram nessa esperança. Não alcançaram. Pelo menos não nessa vida, para os que acreditam, quem sabe em uma outra? Essa é uma esperança criminosa, tem matado milhões a míngua, todos com a grande esperança que nunca chegou.
Esses tempos eu cobrava dos governos essa esperança e uma amiga cheia de sabedoria me dizia: "Ninguém pode esperar do governo, papai sempre me ensinou a buscar tudo sozinha sem ajuda dos governos!". Eu fiquei pensando se eu não estaria errado, esperando que o governo cumprisse com o seu dever.
Proporcionar os serviços essenciais ao seu encargo, estimular a economia para que gere empregos para o povo, demonstrar capacidade e honestidade no desempenho da sua missão, não é para isso que são eleitos os governos?
Um tempo depois reencontrei essa amiga falando mal do governo que lhe reteve indevidamente uma devolução do imposto de renda; ou porque uma enchente havia invadido a sua casa. É como eu digo, tudo bem enquanto não é com você, enquanto não lhe afeta, enquanto não lhe prejudica.
Essa eu posso dizer de cadeira, várias gerações já se passaram nessa esperança. Não alcançaram. Pelo menos não nessa vida, para os que acreditam, quem sabe em uma outra? Essa é uma esperança criminosa, tem matado milhões a míngua, todos com a grande esperança que nunca chegou.
Esses tempos eu cobrava dos governos essa esperança e uma amiga cheia de sabedoria me dizia: "Ninguém pode esperar do governo, papai sempre me ensinou a buscar tudo sozinha sem ajuda dos governos!". Eu fiquei pensando se eu não estaria errado, esperando que o governo cumprisse com o seu dever.
Proporcionar os serviços essenciais ao seu encargo, estimular a economia para que gere empregos para o povo, demonstrar capacidade e honestidade no desempenho da sua missão, não é para isso que são eleitos os governos?
Um tempo depois reencontrei essa amiga falando mal do governo que lhe reteve indevidamente uma devolução do imposto de renda; ou porque uma enchente havia invadido a sua casa. É como eu digo, tudo bem enquanto não é com você, enquanto não lhe afeta, enquanto não lhe prejudica.
No comments:
Post a Comment